O que é Retinol? Tire suas dúvidas!
O retinol é um ativo anti-idade que oferece benefícios comprovados para a pele como renovação celular, redução de rugas profundas, melhora na textura e na firmeza da pele pelo estímulo da síntese de colágeno.
Para solucionar as dúvidas mais comuns, o time de dermatologistas consultores da ADCOS respondeu às principais perguntas sobre o retinol para o rosto e olhos. Confira!
O Retinol é um derivado da Vitamina A que estimula a renovação celular da pele. Seu uso contínuo na rotina de skincare reduz linhas e rugas, uniformiza a textura e tom, aumenta a luminosidade, firmeza, atua na redução de poros e auxilia no tratamento da acne.
Com o processo de envelhecimento natural, a renovação celular diminui, resultando em pele opaca, áspera e sem viço. Além disso, o fotoenvelhecimento proporciona o surgimento de linhas, rugas e manchas. Por isso, o retinol é indicado para peles adultas e maduras, pois atua na correção dessas alterações.
É comum que, nos primeiros dias de uso do retinol, a pele apresente um pouco de vermelhidão e descamação, que cessam com a adaptação da pele e o uso contínuo. Caso os sintomas persistam, consulte seu dermatologista.
Não existe contraindicação para a utilização do retinol para pele sensível ou com rosácea. Contudo, é fundamental fazer uma avaliação com dermatologista antes de qualquer tratamento nestes tipos de pele. O uso do protetor solar facial diário é indispensável para evitar irritações.
O retinol para o rosto não deve ser usado por gestantes ou indivíduos com hipersensibilidade ao ativo.
Caso nunca tenha utilizado um dermocosmético com retinol para o rosto, recomendamos o uso em noites alternadas e, posteriormente, o aumento da frequência de uso para todos os dias e noites. Não esqueça de sempre higienizar o rosto pela manhã e utilizar o protetor solar.
Sim! Graças a sua eficiente ação renovadora, o retinol atua na uniformização do tom da pele.
O retinol para o rosto é aliado no combate a acne e poros dilatados, porém, em indivíduos com acne grave, é recomendável procurar um especialista para uma abordagem adequada para cada caso.
O uso do retinol seguido de exposição solar sem proteção pode causar irritação e, eventualmente, manchas. Para evitar o problema, é indispensável utilizar um protetor solar de muito alta proteção específico para seu tipo de pele todos os dias.
Sim! O retinol pode ser utilizado por pessoas de pele negra. Funciona muito bem para quem possui este fototipo e seu uso deve ser acompanhado do protetor solar pela manhã.
Sim, o retinol para o rosto tem outras funções além de combater e prevenir rugas, como a uniformização da pele, redução dos poros, aumento da luminosidade e firmeza.
Sim, desde que em produtos formulados especificamente para esta região, oftalmologicamente e dermatologicamente testados, como o Retinol Área Olhos, que combate a flacidez na região das pálpebras, resultando em firmeza e redução de rugas.
Sim! Ele pode ser associado a outros produtos em momentos diferentes. Pela manhã, com a Vitamina C, para potencializar o aumento de luminosidade da pele e
O retinol associado com o Ácido Hialurônico potencializa a redução de linhas e rugas, como no Retinol + Ácido Hialurônico, potente tratamento anti-idade.
Já na rotina skincare noturna, pode ser associado a clareadores, conforme orientação do dermatologista. É essencial o uso do protetor solar durante o dia.